domingo, 6 de março de 2011

Um meliponicultor de verdade!!

Olá
   Após a decepção inicial  no contato que tive com o projeto manduri, acabei descobrindo outros beneficiários, que são apaixonados pelas abelhas, e que fazem muito, sem nada ou quase nada receberem em troca, em favor das espécies em risco de extinção. São eles o Sr. Girlei dos Passos ( Lelei ) e o Sr. Flávio Angeli.
   Descobri o Lelei através de uma colega do hospital de Rolante, que por um acaso é sua prima, e que me passou os contatos e endereço dele. Fui muito bem recebido em sua casa, que já na entrada possui várias caixas de ASF. Ele é uma pessoa muito disposta, tem verdadeira paixão pelas abelhas, e em divulgar a preservação ambiental e de espécies em risco de extinção.
Fiquei horas em sua casa recebendo explicações, sobre as espécies que lá mantém, sobre a imensa variedade de caixas que já testou e que continua testando e produzindo. Até que me convidou para ir até a propriedade de sua família, localizada na divisa entre Rolante e Riozinho, em Sampaio Ribeiro, atrás do Morro Pelado, distante cerca de 8 km de sua casa.
   Com imenso prazer fomos até la, onde pudemos observar mais de 200 caixas, das mais variadas espécies de ASF, inclusive com várias inéditas para mim como:
 o  guaraipo, ( Melipona bicolor schenkii ),  a  tubuna  ( Scaptotrigona bipunctata ), o    manduri ( Melipona marginata obscurior), a tujuba( Melipona rufiventris )  entre diversas outras lá presentes em abundância.
Pude provar diversos tipos de mel diretamente das caixas, com o uso de seringas, e perceber os diferentes aromas e paladares do mel das diferentes espécies.
   Conheci seus familiares que lá ainda moram e vivem, seu irmão Miro, também muito prestativo e amante das abelhas, nos mostrou uma espécie de abelha que vive no chão, onde faz túneis e constrói sua colméia. Lá também conhecemos algumas das nascentes dos principais rios da região, e subimos o a encosta que fica atrás do Morro Pelado, onde há uma linda cascata.
   Foi um passeio maravilhoso,onde conhecemos gente séria, e muito solícita em ajudar a preservar estas espécies nativas da mata atlântica, que não vemos mais por aí exceto em meliponários como o do Lelei.






Meliponário no quintal de casa



Várias espécies de meliponíneos



ASF entre jussaras



Estaleiro muito bem construído






                                                 
                                                                            Lelei
       













Melipona rufiventris




Casa dos familiares do Lelei





Scaptotrigona bipunctata com 2 entradas na caixa





                                      
                                                  Scaptotrigona bipunctata com 10 anos    





Cascata na nascente do rio Riozinho




Abelha do chão








Tubunas aglomeram-se nas entradas da caixa

   Fica do passeio a beleza do que vimos e a certeza de novas e duradouras amizades.